Início  » Dicas » Produtos » Carne-Seca Paineira

Carne-Seca Paineira

Categorias : Produtos

 

Desde 1953 no mercado, a Paineira Alimentos, localizada no município de Cajamar/SP, produz para todos os estados brasileiros milhares de quilos de Jerked Beef, mais conhecido como carne-seca ou charque, dependendo da região de consumo.

O produto se destaca no mercado por não depender de refrigeração para sua conservação e possuir embalagem a vácuo, que protege o alimento do contato manual e ar contaminado.
A Paineira Alimentos é uma das grandes responsáveis por esse resultado através de investimentos e estudos realizados ao longo de 58 anos.

 

O Jerked Beef é basicamente igual ao charque em suas fases de salga úmida, salga seca e da dessecação. A diferença essencial é que, incorporado à salmoura, recebe a adição de nitrito de sódio que permite apresentar um teor de umidade maior. O Jerked Beef, assim como o charque mantém atividade de água suficiente para inibir a proliferação bacteriana, mas é, para
a maioria dos consumidores, um produto de apresentação mais atraente e de paladar e aromas mais agradáveis que o charque. O Nitrito realça o sabor, é antioxidante – não deixa ransificar a
gordura – e possui função bactericida, agindo como conservante.

Esta carne, assemelhada ao charque, foi oficialmente legalizada pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura (atual DIPOA), que a classificou como “Carne Bovina Salgada Curada Dessecada” com permissão da denominação suplementar de Jerked Beef, nome pelo qual veio a se consagrar no mercado.

Após estudos realizados com o Jerked Beef a Paineira Alimentos investiu em embalagens a vácuo, que inibe a contaminação e contribui para a conservação da carne. Através da cura, do padrão técnico de elaboração e da embalagem a vácuo, a carne seca Paineira corresponde às expectativas de um consumidor mais exigente e informado.

Processo de Dessalga

O procedimento correto de dessalga da carne para a utilização é um fator importante para o sucesso da receita e para a saúde do consumidor. Todo o cloreto de sódio contido na carne deve ser retirado, através do procedimento de dessalga que deve ser realizado logo quando retirado o produto da embalagem.

Corte o Jerked Beef em tiras ou cubos do tamanho que preferir. Deixe de molho em um recipiente com água de um dia para o outro e a troque sempre que for possível. Depois disso, a carne está pronta para ser preparada. Todos os comentários que a “carne seca” não deve ser consumida porque contém quantidade elevada de cloreto de sódio são falsos, uma vez que
realizado o procedimento certo de reidratação, a proteína volta ao seu estado normal e carne torna a ser in-natura.

Hoje são diversas receitas a base de carne seca e ela deixou de ser utilizada apenas na feijoada, e tornou desejo em bares e restaurantes, em petiscos deliciosos como bolinho de carne seca com abóbora, canapés, sanduíches, espetinhos e pratos especiais, como cuzcuz, lasanha, pizza, escondidinho, rocambole, etc.

Você pode acompanhar as novidades da empresa através de sua página no Facebook, twitter ou pelo site http://www.paineira.net.

 

 

 

    

Você vai gostar também de :

Comente, sugira e participe:

 

os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado  

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das mais recentes receitas postadas no blog.





Top blogs de receitas